De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Smed sedia encontro para debater temáticas indígenas na escola

19/05/2016

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre - http://lproweb.procempa.com.br



A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu, nesta quinta-feira, 19, o 2o Encontro Temáticas Indígenas na Escola. O evento, ocorrido no auditório da secretaria, debateu a respeito das aplicabilidades didáticas da Lei Federal no 11.645 de 10 de março de 2008, que trata da implementação dos estudos da cultura indígena nas escolas. A formação iniciou-se com a explanação dos palestrantes e prosseguiu com uma sessão de perguntas do público, composto por professores, monitores e estagiários da rede municipal de ensino. A capacitação versou sobre a cultura m'byá guarani. As demais (kaigang e charrua) serão abordadas em outras ocasiões.

O biólogo indigenista, coordenador do Programa de Apoio a Comunidades M'byá Guarani na Fase de Instalação dos Centros de Artesanato M'byá Guarani da Duplicação da BR 116, Cléber Araújo, enfatizou o cuidado necessário para se abordar a temática indígena. "Ao invés de evidenciar o lado negativo ou as dificuldades, é preferível mencionar as pautas de luta deles, como têm resistido, vencido e avançado em seus projetos de futuro", declarou. De acordo com o coordenador, uma das principais pautas pelas quais os m'byá protestam é a retomada de territórios tradicionais. Ele destacou, ainda, a importância de uma abordagem correta no ensino da cultura guarani. "Os povos indígenas sempre lutaram para ter uma educação diferenciada dentro das suas aldeias, mas esqueceram de reivindicar o ensino correto de sua cultura nas escolas não-indígenas", concluiu.

Para Luiz Fagundes, assessor técnico da Secretaria Adjunta dos Povos Indígenas e cientista social indigenista, os direitos dos índios estão, aos poucos, sendo garantidos por meio das políticas públicas municipais. "O desafio dessa lei é a produção de materiais didáticos mais contemporâneos que realmente possam se apropriar da produção de conhecimento das academias e dar conta do pensamento e do modo de vida indígena", disse. A respeito da Lei no 11645 de 2008 ele ainda lembra a importância de não se reproduzir visões estereotipadas da figura do índio. O encontro foi promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SDMH), a Secretaria Adjunta dos Povos Indígenas e Direitos Específicos (Sapide) e a Fundação de Amparo à Pesquisa Extensão Universitária (Fapeu).


Lei no 11645 de 2008


Legislação federal responsável por alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional -, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.



http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/default.php?p_noticia=186656
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.