De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

COMUNICADO DE FALECIMENTO

11/07/2007

Fonte: CIMI Itabuna



Comunicamos com pesar o falecimento de dona Minervina Maria de Jesus, neste dia 11/07/2007 ás 7:00 Hs.da manhã no Hospital Santa Cruz na cidade de Itabuna/Ba. A mesma tinha 73 anos de idade, e estava internada na CTI há mais de dez dias em coma devido a conseqüências graves do diabetes e derrame cerebral. Dona Minervina, índia Pataxó Hã- Hã- Hãe ficou conhecida nacionalmente por ser a mãe de Galdino Pataxó,que foi brutalmente assassinado em Brasília, quando reivindicava a liberação de uma parte da terra indígena Caramuru Catarina Paraguaçu,no município de Pau Brasil.

Daí, de forma incansável se sobressaiu a luta de uma Mãe por justiça e solidariedade,sensibilizando a todos. Dona Minervina era muito respeitada diante de seu povo,justamente pelas suas qualidades de Mulher lutadora,se colocando sempre a disposição da luta,tendo filhos e netos como as principais lideranças do povo que deram sua vida também de forma abnegada (João Cravim e Galdino).Dona Minervina deixa 11 filhos vivos,cerca de 35 netos e 15 bisnetos.A sua morte acontece um ano e três meses após a morte do seu Jô seu marido e eterno companheiro a qual ela sempre se referia com muito carinho.O seu sepultamento possivelmente acontecerá no dia 12/07/2007 na aldeia Caramuru em Pau Brasil.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.