De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

É #FAKE que vídeo de indígena criticando Lula foi gravado na COP30; fala ocorreu em 2024

21/11/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



É #FAKE que vídeo de indígena criticando Lula foi gravado na COP30; fala ocorreu em 2024
O vídeo é real, mas não está relacionado à COP30. Ele foi gravado em 12 de setembro de 2024 durante o evento que marcou retorno do Manto Sagrado Tupinambá ao Brasil.

21/11/2025

Roney Domingos

Circula nas redes sociais o vídeo de uma indígena fazendo críticas ao governo diante do presidente Lula (PT). As legendas alegam que a cena ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que termina nesta sexta-feira (21) em Belém. É #FAKE.

🛑 Como é a publicação falsa?
O vídeo foi publicado em 12 de novembro no Instagram, onde passou de 118 mil curtidas. Mostra uma indígena fazendo críticas ao governo, ao Congresso e ao Judiciário durante uma cerimônia na qual Lula estava presente.
Uma caixa de texto sobreposta às imagens diz: "Assistam ao vídeo que o PT não pode impedir de ser filmado. E o dia 11 ficará na história do Brasil". Mas isso é mentira: o post tira de contexto um registro feito, na verdade, em setembro de 2024 (leia mais abaixo).

A descrição associa o conteúdo a conferência do clima na capital paraense: "[...]Durante o segundo dia da COP30 em Belém (11 de novembro de 2025), um grupo de manifestantes, incluindo representantes de tribos indígenas, estudantes e movimentos sociais, tentou invadir a Zona Azul, uma área restrita do pavilhão principal onde ocorrem as negociações oficiais. [...] A tentativa de invasão resultou em confrontos com a segurança, com relatos de quebra-quebra e feridos. [...] Autoridades brasileiras e da ONU estão investigando o ocorrido".

O conteúdo fake viralizou após um episódio real, como relatou esta reportagem do g1: Protesto no segundo dia da COP30 deixa seguranças feridos e bloqueia saída na Blue Zone. O texto citou que um grupo com dezenas de pessoas passou pelas portas do pavilhão e tentou avançar rumo aos espaços onde estavam os participantes da conferência. Os manifestantes foram impedidos e acabaram entrando em confronto com os seguranças.
Vídeos do protesto mostraram que a tentativa de invasão começou com a aproximação de um grupo que usava trajes indígenas. Logo na sequência, outros manifestantes carregando bandeiras de coletivos estudantis e faixas de protesto contra a exploração de petróleo chegaram ao espaço.

Por que o post é mentiroso?
Embora seja real - e não algo produzido por inteligência artificial (IA), por exemplo -, a cena ocorreu pouco mais de um ano antes da COP30. Ela foi gravada em 12 de setembro de 2024, durante o evento que marcou o retorno do Manto Sagrado Tupinambá ao Brasil.

O Fato ou Fake extraiu trechos do vídeo e pesquisou esses fragmentos em motores de busca, como o Google Lens. Essa busca pode revelar se imagens idênticas foram publicadas antes na internet e em que contexto. Os resultados revelam que as mesmas cenas podem ser vistas no vídeo publicado em 2024 no canal do Ministério da Educação no YouTube.

A indígena que fala no registro é a liderança indígena Yakuy Tupinambá, como relatou uma reportagem publicada na época pelo g1. Na ocasião, ela disse: "Temos hoje o pior congresso da história da República. Um judiciário egocêntrico e parcial e um governo, senhor presidente, que nós entendemos o porquê, enfraquecido, acorrentado às alianças e conchavos para se manter no poder".

Em outro momento, falou a Lula: "Não somos seus oponentes". Esse trecho foi omitido do vídeo que viralizou recentemente e associou falsamente o material à COP30.
Em seu discurso no local, o presidente respondeu à crítica da Yakuy Tupinambá. "E eu queria apenas que a companheira que falou aqui mudasse o seu discurso. Aqui não tem subserviência para ficar no poder, eu não preciso disso. O que você tem é inteligência política para saber que eu tenho um partido com 70 deputados em 513, que eu tenho 9 senadores em 81 e para eu aprovar as coisas eu sou obrigado a conversar com quem não gosta de mim, eu sou obrigado a convencer as pessoas a votarem".

E continuou: "Um presidente da República não pode só fazer discurso, um presidente da república tem que cumprir a constituição, tem que cumprir a regra do jogo. Tem que respeitar a decisão do Congresso nacional, tem que respeitar a decisão da Justiça e, ao mesmo tempo, nós temos que preservar, temos que lutar".

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2025/11/21/e-fake-que-video-de-indigena-criticando-lula-foi-gravado-na-cop30-fala-ocorreu-em-2024.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.