De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

 Evento debate financiamento climático para países em desenvolvimento, em preparação para a COP30

05/05/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Evento debate financiamento climático para países em desenvolvimento, em preparação para a COP30
Fórum, que acontecerá dias 26 e 27 de maio, reúne autoridades nacionais e internacionais para debater a transição para uma economia de baixo carbono

05/05/2025

Mayra Castro

No final de maio, o Rio de Janeiro vai sediar um evento para debater investimentos para a transição climática e a valorização da natureza. A ideia é apresentar propostas para o "Roteiro de Baku para Belém para 1,3T", que busca promover financiamento para países em desenvolvimento, além de consolidar o protagonismo do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono.

O II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza (FFCN) está marcado para os dias 26 e 27 de maio, no Rio. Ele pretende ser uma espécie de preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

Além do financiamento de projetos sustentáveis, os debates vão incluir formas de criar ambientes institucionais e regulatórios que estimulem a adoção de tecnologias e práticas sustentáveis nos países em desenvolvimento.

Entre os participantes convidados estão o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Fernando Haddad (Fazenda), além de representantes de instituições como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Europeu de Investimento, OMC e Club de Madrid.

Com base em dados da Comissão Global sobre Economia e Clima, que estima a necessidade de US$ 6 trilhões anuais em investimentos até 2030, o Fórum propõe que governos, setor privado e sociedade civil estejam alinhados para viabilizar modelos financeiros e políticas públicas que conciliem desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade.

As discussões devem abordar também o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal e as transformações em curso na economia mundial - como a industrialização verde e a reforma da arquitetura financeira.

Organizado por sete instituições da sociedade civil - sendo elas: Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia -, o fórum busca ser um espaço estratégico para o diálogo entre finanças, clima e natureza, com o objetivo de contribuir para a implementação efetiva do Acordo de Paris e o fortalecimento de políticas sustentáveis globais.

https://oglobo.globo.com/brasil/cop-30-amazonia/noticia/2025/05/05/evento-debate-financiamento-climatico-para-paises-em-desenvolvimento-em-preparacao-para-a-cop30.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.