De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Educação bilíngue: Instrumento de opressão ou de libertação?

31/08/1979

Autor: ALFARO, Consuelo

Fonte: Porantim (Brasília - DF)



Documentos anexos


A subcomissão de antropologia, ligada à Universidade do Amazonas, sugeriu, entre outras recomendações, que o Governo adotasse a educação bilíngue para comunidades indígenas. A reivindicação de ensino em línguas nativas vem sendo recorrente nas últimas décadas em toda a América Latina. As referências feitas no Estatuto do Índio sobre esta temática são bastante ambíguas, levando, por consequência, a diferentes interpretações, que, junto à omissão das leis, apontam para a necessidade de criação de uma Política Nacional de Educação Indígena. O artigo buscará elucidar alguns pontos relativos à educação bilíngue, através de uma gradação que vai do chamado "bilinguismo transicional" ao "bilinguismo completo", lançando também reflexões acerca do questionamento presente em seu título: a educação bilíngue seria um instrumento de opressão ou de libertação?
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.