De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Coiab propõe líder indígena Antônio Apurinã para a Presidência da Funai

22/08/2003

Autor: Jecinaldo Barbosa Cabral

Fonte: Coiab-Manaus-AM



A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), indicou hoje, sexta-feira, 22 de agosto, o nome do líder Antônio Apurinã para a Presidência da Funai, e exigiu a homologação da Raposa Serra do Sol, em carta dirigida ao Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva; Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; Ministro da Casa Cilvil, José Dirceu; líderes do governo no Senado e na Câmara dos Deputados; e Presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino. A proposta tem o apoio das principais organizações que integram a base política da organização na sua área de abrangência, a Amazônia Legal.

Leia na íntegra a Carta, que contém os motivos das duas reivindicações.


Manaus, 22 de agosto de 2003.

CARTA CIRCULAR Nº 047/COIAB/2003.

Aos
Excelentíssimos Senhores:
Luís Inácio Lula da Silva - Presidente da República Federativa do Brasil
Márcio Thomas Bastos - Ministro de Estado da Justiça
José Dirceu - Ministro Chefe da Casa Civil
Deputado Aldo Rebelo - Líder do Governo na Câmara dos Deputados
Deputado Valverde - Frente Parlamentar Indígena
Senador Tião Viana - Líder do Governo no Senado
José Genoíno - Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores - PT

Excelentíssimos Senhores:

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB, entidade civil sem fins lucrativos, criada em 19 de abril de 1989, tornando-se instância máxima de articulação e representação de mais de 165 povos indígenas distribuídos dos nos nove Estados da Amazônia Brasileira e com uma base política formada por 75 Organizações Indígenas juridicamente constituídas, vem por este instrumento, indicar a nomeação do líder indígena ANTONIO APURINÃ, atual Diretor de Assistência da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para assumir a presidência do órgão.

Nossa indicação se pauta na necessidade de termos um presidente da FUNAI de confiança dos índios que venha colaborar para a formulação e implementação de um plano emergencial para uma nova política indigenista que corresponda aos anseios do Movimento Indígena no que tange a: criação e instalação do Conselho Superior de Política Indigenista; realocação e priorização de recursos financeiros para viabilizar a realização de conferências e outras medidas e ações que tenham por objetivo garantir espaços para a formulação da nova política indigenista; imediata homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, como sinal claro do compromisso do Governo Federal com os povos indígenas e homologação de todas as terras indígenas com o processo de demarcações já concluídos.

Diante disto, reafirmamos a indicação do mesmo e pedimos que Vossas Excelências considerem os anseios das organizações indígenas, assim como todas as autoridades governamentais e não as políticas partidárias, por que os povos indígenas do Brasil continuam esperançosos e acreditam no empenho de Vossas Excelências para atender este pleito.

Atenciosamente,

Jecinaldo Barbosa Cabral - Sateré-Mawé
Coordenador Geral da Coiab
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.