De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Do Xingu

07/09/2006

Autor: SÁ, Nelson de

Fonte: FSP, Toda Mídia, p. A14



Do Xingu

O "Guardian" abriu suas páginas ontem para longos depoimentos -ou artigos - de dois índios do Xingu, Kamalurre Mehinaku e Kawari Enawene Nawe.
Em tom de revolta, eles questionam a poluição dos rios Xingu e Preto, a construção de hidreléticas e sobretudo o avanço da soja. E nomeiam, para variar, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, "o rei da soja", como seu maior alvo. "Ele é muito mau, porque ele não se preocupa com os animais e plantas e árvores, ele só se preocupa com dinheiro", afirma Nawe, pedindo socorro aos países europeus.

FSP, 07/09/2006, Toda Mídia, p. A14
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.