De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Belém recebe exposição sobre história do guaraná durante a COP

11/11/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Belém recebe exposição sobre história do guaraná durante a COP
Espaço criado por Ambev e Guaraná Antarctica tem oficinas gratuitas e gastronomia amazônica
Iniciativa celebra Maués (AM), capital nacional do fruto, durante a conferência do clima no Pará

11/11/2025

Uma exposição em Belém (PA) vai contar a história do guaraná, fruto amazônico que há cem anos é matéria-prima da bebida comercializada pela Ambev. Aberto ao público durante o mês de novembro, o espaço contará com empreendedoras da gastronomia local, em uma curadoria da Feira Preta.

Batizado de Terra do Guaraná, o espaço é inspirado em Maués (AM), capital nacional do guaraná e lar da Fazenda Santa Helena, mantida por Ambev e Guaraná Antarctica há mais de 60 anos para produção do fruto. A exposição imersiva e gratuita convida o público a uma jornada sensorial pela cidade, em um convite a enxergar a amazônia sob uma nova perspectiva.

Durante o período, que coincide com a COP30, o espaço localizado na praça Kennedy, no bairro da Campina, receberá aulas e oficinas em temas como práticas sustentáveis e colaboração comunitária. A primeira delas foi conduzida por Trisha, artista local que cria peças inspiradas nas belezas da floresta.

Segundo a companhia, o projeto evidencia o potencial transformador da bioeconomia amazônica, conectando tradição, inovação e sustentabilidade e destacando o protagonismo dos empreendedores amazônicos.

"Maués faz parte da nossa história há mais de 60 anos e continua inspirando nosso futuro. É lá que o guaraná nasce, que as histórias se entrelaçam e que aprendemos, todos os dias", diz Thayná Nascimento, gerente de Sustentabilidade e Impacto Positivo da Ambev.

Para fortalecer a agricultura na região, a companhia ampliou recentemente o viveiro de mudas da Fazenda Santa Helena. A expectativa é que mais de 100 mil unidades sejam produzidas e doadas para a comunidade até 2026, gerando renda e novas oportunidades para mais de 1.500 famílias.

"Queremos mostrar que desenvolvimento e preservação podem caminhar juntos, e que cada passo dado com respeito ao meio ambiente é também um passo rumo a um legado mais sustentável para todos", diz Thayná.

https://www1.folha.uol.com.br/folha-social-mais/2025/11/belem-recebe-exposicao-sobre-historia-do-guarana-durante-a-cop.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.