De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas de SC procuram AGU preocupados com demarcação de TI Toldo Imbú

11/02/2025

Fonte: AGU - https://www.gov.br/agu/pt-br/



Indígenas de SC procuram AGU preocupados com demarcação de TI Toldo Imbú
Advocacia-Geral da União atua na defesa do decreto de demarcação, suspenso pelo STF até o julgamento final do marco temporal

Representantes dos indígenas Kaingang, de Santa Catarina, foram recebidos nesta terça-feira (11) na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília. Em audiência com o adjunto do advogado-geral Junior Fideles, revelaram sua preocupação com a suspensão do processo de homologação da Terra Indígena Toldo Imbú, situada no município de Abelardo Luz.

Homologada por meio do Decreto no 12.289, de 4 de dezembro de 2024, a demarcação da TI Toldo Imbú foi suspensa por decisão liminar do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 24 de janeiro deste ano. De acordo com a decisão, a suspensão dos efeitos do decreto é válida até o julgamento final do recurso extraordinário (Tema 1.031 da repercussão geral) em que a Corte rejeitou a tese do marco temporal das terras indígenas.

"A AGU atua na defesa do decreto, que é um sinal de compromisso do Presidente da República com a demarcação dessa terra indígena", garantiu o adjunto Junior Fideles. "Continuaremos atuando em todos os espaços possíveis para que seja dado andamento ao processo demarcatório."



https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/indigenas-de-sc-procuram-agu-preocupados-com-demarcacao-de-ti-toldo-imbu
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.