De Povos Indígenas no Brasil

News

Durante reunião, indígenas ocupam gabinete do coordenador da Funai em Campo Grande

16/03/2020

Autor: Aliny Mary Dias

Fonte: Jornal Midiamax - https://www.midiamax.com.br



Eles protestam contra exoneração de coordenador de Bonito.

Índios kadiwéu de aldeia localizada em Bonito, que desde a manhã desta segunda-feira (16) estão em Campo Grande, ocuparam o gabinete do coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) na Capital, José Magalhães Filho. O protesto se dá contra exoneração de Miguel Jordão, no início do mês, que atuava na coordenação em Bonito.

Liderança indígena da região, Etelvino de Almeida disse ao Jornal Midiamax que a exoneração se deu sem consultar os indígenas, situação que infringiria o previsto em legislação. "A comunidade não foi consultada, não houve convenção, não houve nada", diz o professor.

Grupo de cerca de 25 indígenas da região de Bonito viajou até Campo Grande para audiência com o coordenador Magalhães, com objetivo de reverter a exoneração.

Durante a reunião os ânimos se exaltaram e os indígenas retiraram Magalhães no gabinete e ocuparam o espaço. Segundo Etelvino, o coordenador só poderá voltar ao gabinete quando aceitar rever a exoneração de Jordão.



https://www.midiamax.com.br/cotidiano/2020/durante-reuniao-indigenas-ocupam-gabinete-do-coordenador-da-funai-em-campo-grande
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source