De Povos Indígenas no Brasil

News

Programação especial do Sesc Cultura celebra cultura indígena

23/07/2018

Fonte: A crítica http://www.acritica.net/



Nesta semana o Sesc Cultura terá uma celebração aos conhecimentos indígenas com programação que inclui visitação a planetário e observatório solar, além do Cine Sesc, palestra e ainda oficina para ensinar à criançada arte Terena e Kadíweu. Todas as ações têm participação gratuita.

A programação começa na quarta-feira, 25, o Cine Sesc terá às 15 horas matinê com o "Abraço da serpente", que conta a história de um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. O longa será reprisado na sessão das 19h e na sessão de sexta-feira, 27, também às 19 horas.

A partir de quarta-feira até sábado, 28, estará instalado na unidade o Planetário e Observatório Solar Indígena desenvolvido pelo curso de Física da UEMS (Universidade Estadual do Estado), campus de Dourados. Oportunidade para conhecer algumas constelações e mitos do céu Guarani e também estarão disponíveis, no átrio, telescópios para observação do céu. O planetário é uma estrutura inflável com cinco metros de diâmetro e 4,5 metros de altura e que pode receber até 30 pessoas, por visitação. As visitas estarão abertas das 10h às 12 horas e das 14h às 20 horas.

O Planetário projeta o céu em telas semiesféricas e permite a visualização de planetas e estrelas. Os jogos de luzes reproduzem o céu de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer época do passado e do futuro. O observatório solar indígena, equipamento criado pelos povos Guaranis e usado desde fins de festejos à orientação do plantio, consiste em um círculo dividido várias linhas (norte/sul, leste/oeste, noroeste/sudeste, sudoeste/nordeste). As observações dos movimentos do Sol podem ser percebidas por meio da sombra de uma haste vertical - chamada de gnômon -, que fica no centro do Observatório, para determinar o meio dia solar, os pontos cardeais e as estações do ano.

Na quinta-feira, 26, às 19 horas, haverá a palestra Etnoastronomia e os conhecimentos indígenas sobre o céu. Coordenador do curso de Física da UEMS, Paulo Souza da Silva, ressalta que os conhecimentos indígenas sobre fenômenos astronômicos se desenvolveram a partir da percepção da sazonalidade em atividades como caça, pesca, coleta e lavoura e também por questões culturais e religiosas, valorizando os saberes antigos.

No sábado, 28, a criançada vai aprender um pouco sobre a arte Terena e Kadíweu com pinturas de seus símbolos uma atividade gratuita que, para participar, basta ter pelo menos 04 anos de idade, estar acompanhado dos pais ou responsáveis e levar o material necessário. Depois da oficina, elas farão uma visita ao observatório solar.


http://www.acritica.net/editorias/cultura/programacao-especial-do-sesc-cultura-celebra-cultura-indigena/312090/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source