De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Programação especial do Sesc Cultura celebra cultura indígena

23/07/2018

Fonte: A crítica http://www.acritica.net/



Nesta semana o Sesc Cultura terá uma celebração aos conhecimentos indígenas com programação que inclui visitação a planetário e observatório solar, além do Cine Sesc, palestra e ainda oficina para ensinar à criançada arte Terena e Kadíweu. Todas as ações têm participação gratuita.

A programação começa na quarta-feira, 25, o Cine Sesc terá às 15 horas matinê com o "Abraço da serpente", que conta a história de um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. O longa será reprisado na sessão das 19h e na sessão de sexta-feira, 27, também às 19 horas.

A partir de quarta-feira até sábado, 28, estará instalado na unidade o Planetário e Observatório Solar Indígena desenvolvido pelo curso de Física da UEMS (Universidade Estadual do Estado), campus de Dourados. Oportunidade para conhecer algumas constelações e mitos do céu Guarani e também estarão disponíveis, no átrio, telescópios para observação do céu. O planetário é uma estrutura inflável com cinco metros de diâmetro e 4,5 metros de altura e que pode receber até 30 pessoas, por visitação. As visitas estarão abertas das 10h às 12 horas e das 14h às 20 horas.

O Planetário projeta o céu em telas semiesféricas e permite a visualização de planetas e estrelas. Os jogos de luzes reproduzem o céu de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer época do passado e do futuro. O observatório solar indígena, equipamento criado pelos povos Guaranis e usado desde fins de festejos à orientação do plantio, consiste em um círculo dividido várias linhas (norte/sul, leste/oeste, noroeste/sudeste, sudoeste/nordeste). As observações dos movimentos do Sol podem ser percebidas por meio da sombra de uma haste vertical - chamada de gnômon -, que fica no centro do Observatório, para determinar o meio dia solar, os pontos cardeais e as estações do ano.

Na quinta-feira, 26, às 19 horas, haverá a palestra Etnoastronomia e os conhecimentos indígenas sobre o céu. Coordenador do curso de Física da UEMS, Paulo Souza da Silva, ressalta que os conhecimentos indígenas sobre fenômenos astronômicos se desenvolveram a partir da percepção da sazonalidade em atividades como caça, pesca, coleta e lavoura e também por questões culturais e religiosas, valorizando os saberes antigos.

No sábado, 28, a criançada vai aprender um pouco sobre a arte Terena e Kadíweu com pinturas de seus símbolos uma atividade gratuita que, para participar, basta ter pelo menos 04 anos de idade, estar acompanhado dos pais ou responsáveis e levar o material necessário. Depois da oficina, elas farão uma visita ao observatório solar.


http://www.acritica.net/editorias/cultura/programacao-especial-do-sesc-cultura-celebra-cultura-indigena/312090/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.