De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Uepa Santarém forma 1ª turma de Licenciatura Intercultural Indígena

09/06/2017

Fonte: G1 g1.globo.com



Após quatro anos em processo de formação e aprendizagem em sala de aula, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza nesta sexta-feira (9), às 18h, a solenidade de outorga de grau em Licenciatura Intercultural Indígena a 22 formandos da turma Tapajós Arapiuns. O curso integra o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

Desde 2012, a Uepa passou a ofertar o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, e é a única instituição do Estado a investir nessa formação. Atualmente a graduação é destinada às etnias Tembé, Gavião, Suruí Aikewara, no território étnico-educacional Tapajós Arapiuns, Wai-Wai e Kaiapó, vinculadas aos campi e municípios de São Miguel do Guamá, Marabá, Santarém, Oriximiná e São Félix do Xingu.

Após formado, o graduado pode atuar como professor em escolas indígenas, em escolas que ofereçam espaço para uma educação intercultural, em universidades e institutos de pesquisa na realização de estudos sobre educação, ou como agente cultural, editor ou tradutor do povo indígena.

No início de 2014, o curso foi avaliado e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE). Na avaliação, considerou-se a infraestrutura, a qualificação e o perfil dos docentes, além dos componentes curriculares. A cerimônia ocorrerá no auditório do Campus XII - Santarém, localizado na Avenida Plácido de Castro, 1399 - Aparecida.

A coordenadora do Núcleo de Educação Indígena, Joelma Alencar conta que o curso rompe os próprios muros entre a cidade e aldeia. "É uma oportunidade para os professores viverem o contexto das comunidades e formar docentes qualificados para atuar nas escolas indígenas, estabelecendo o diálogo do saber tradicional com o conhecimento acadêmico", disse a coordenadora.

Durante o curso vários obstáculos são enfrentados pelos discentes e com a formação a 1ª turma do curso assegura o êxito. "A formatura é a conquista dos alunos por todo o esforço em superar as distâncias e os desafios para estar em sala de aula. Significa a celebração da luta do movimento indígena, em prol da qualidade escolar dos povos tradicionais", finalizou Joelma.



http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/uepa-santarem-forma-1-turma-de-licenciatura-intercultural-indigena.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.