De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Carelli / Tonacci

22/01/2017

Autor: Vincent Carelli

Fonte: Abraccine- https://abraccine.org



Conheci Andrea Tonacci em 1977, quando ele procurou o Centro de trabalho Indigenista (CTI), onde eu trabalhava, para pedir uma ajuda para a formatação de um projeto para a Guggenheim chamado Inter Povos. Sua proposta era usar o vídeo, e nesta época o vídeo portátil ainda estava muito no começo, para criar uma rede de dialogo entre povos indígenas.

Nos reunimos alguns dias com ele, o cineasta Walter Rogério e a equipe do CTI e produzimos o projeto que foi aprovado. O Andrea estava muito entusiasmado com o início deste novo trabalho: como seria o olhar do índio. Ele fez em 1978 para começar um recorrido dos Estados Unidos, Peru e Brasil, filmando mensagens em branco e preto mensagens de um povo para outro.

A parceria continuou mas na forma de um documentário em 16 mm entre os índios Canela do Maranhão que estavam tendo as suas terras demarcadas, e a equipe do CTI ajuda os índios a embargarem a demarcação que reduziu a área reclamada pelos índios. O filme "Conversas no Maranhão" resultou num lindo documentário em cinema direto. Ele só veio a filmar de novo em vídeo na frente de atração dos índios Arara no Pará, mas a obra que veio coroar a sua incursão pelo mundo indígena foi sem dúvida "Serras da Desordem".

Anos mais tarde, com a chegada do VHS, Andrea foi a minha inspiração para me lançar na aventura do Vídeo nas Aldeias. Com a dinâmica de filmar e mostrar, a provocação era mostrar aos índios que eles poderiam produzir suas imagens com aquela câmera e a resposta dos índios foi estupenda. Tivemos vários amigos em comum.

O que instigava Andréa era descobrir o olhar do outro. Dez anos mais tarde eu começava a trabalhar nisso, na formação dos cineastas indígenas. Tivemos um belo encontro no final para rever o material de 1978 e ajudá-lo a pensar um grande encontro de índios envolvidos com audiovisual, que acabou se realizando no Forumdoc e no Instituto Itaú. Um encontro e uma devolução, uma bela despedida. Saudades deste amigo vibrante.



https://abraccine.org/2017/01/22/carelli-tonacci/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.