De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Indígenas são quistos para Protásio
31/07/1980
Fonte: Porantim, p. 6 (Brasília - DF)
Documentos anexos
Na Câmara dos Deputados, o Brigadeiro Protásio Lopes de Oliveira apresentou um discurso extremamente etnocêntrico e preconceituoso contra os direitos fundamentais de autodeterminação e à identidade étnica dos povos indígenas, afirmando que assegurar tais direitos é garantir um movimento interno de divisão do país. Ele criticou as culturas indígenas, das quais falou com desdém, e disse que como são humanos, os índios devem ter o direito de viver como vivem os ocidentais, e não da forma "suja" e "morrendo como porcos" como vivem. O deputado da oposição Modesto Silveira foi o único que rebateu o discurso do Brigadeiro, criticando-o e tomando a defesa dos direitos dos povos indígenas.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.