De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

 Felipe Orro quer levar telefonia celular para aldeias Terena de Aquidauana

02/07/2014

Autor: João Prestes

Fonte: Aquidauana News- http://www.aquidauananews.com




O deputado estadual Felipe Orro (PDT) quer levar telefonia celular para as aldeias Bananal, Lagoinha, Colônia Nova, Ipegue, Morrinho, Água Branca e Imbirussu, e a comunidade do Distrito de Taunay, no município de Aquidauana. Em indicação encaminhada ao gerente regional da operadora Vivo em Mato Grosso do Sul, Heriberto Liberatti, o deputado pediu a instalação de uma torre de telefonia na Aldeia Bananal, localização que atende toda região.

O deputado lembra que, além de atender as comunidades indígenas, a telefonia celular é necessária para os aparelhos públicos ali instalados, como escolas e postos de saúde. Na região vivem cerca de 3,8 mil pessoas, funcionam sete escolas e postos de saúde.

A aldeia Bananal está distante 57 quilômetros de Aquidauana. A torre que o deputado pleiteia para o local vai atender, além das comunidades indígenas, as centenas de proprietários rurais instalados na região.


Cipolândia


Atendendo a pedido de Felipe Orro, a Vivo já instalou torre para levar sinal de telefonia celular ao distrito de Cipolândia e toda região. O convênio entre o governo do Estado e a Enersul, levando energia até o local em que a torre foi erguida (medida imprescindível para viabilizar o projeto) foi assinado em 2011.

Em outras indicações, Felipe Orro pediu sinal de telefonia celular para Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, cidades que, apesar de serem endereços turísticos famosos no mundo todo (casos de Bonito e Jardim) ainda não dispõem do serviço.




http://www.aquidauananews.com/0,0,00,6938-263123-FELIPE+ORRO+QUER+LEVAR+TELEFONIA+CELULAR+PARA+ALDEIAS+TERENA+DE+AQUIDAUANA.htm
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.