De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

DSEI/Manaus realiza conferência no fim deste mês

08/04/2013

Fonte: A Crítica - http://acritica.uol.com.br



O objetivo das conferências é avaliar a situação das políticas de saúde indígena no Amazonas além de buscar soluções para as necessidades das populações das areas atendidas pelo Distrito


As conferências locais e distritais da saúde indígena previstas para este ano começaram a ser discutidas e definidas pela comissão do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Manaus), em reunião realizada no último dia 3 de abril, na sede do Ministério da Saúde em Manaus. A primeira delas está prevista para os dias 25 e 26 de abril, na comunidade Nossa Senhora da Saúde, localizada na zona rural da capital amazonense.

As conferências servem para avaliar a situação e propor diretrizes que possibilitem a formulação das políticas de saúde indígena, além de buscar compreender quais as necessidades das populações e o que é possível ser feito para que todos tenham acesso aos serviços, com qualidade e humanização.

A Seind foi representada na reunião pelo servidor Adail Munduruku, que integra a Comissão de Infraestrutura e Logística do DSEI/Manaus. Também participaram das discussões o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi/AM), Genilson Mura; Edivaldo Oliveira Mura (representante da Funai), Josilda Souza (do Núcleo de Saúde Indigena da Secretaria Muncipal de Saúde (Semsa), entre outros.

O DSEI Manaus localiza-se em uma área que vai desde a região metropolitana da capital amazonense até o centro-leste do Estado do Amazonas. O distrito atende a aproximadamente 24 mil indígenas, em 17 polos bases, distribuídos entre os municípios de Manaus, Novo Airão, Manacapuru, Itacoatiara, Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Manicoré, Berururi, Careiro e Anamã.

Outras conferências

Até o fim do ano, mais oito conferências deverão ser realizadas no Amazonas em preparação para a conferência regional e a nacional, que está prevista para o fim de novembro, em Brasília.



http://acritica.uol.com.br/noticias/DSEIManaus-realiza-conferencia-Manaus_0_897510294.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.