De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

A terra que odeia os brancos

25/11/1968

Fonte: O Estado de São Paulo (São Paulo - SP)



Documentos anexos


A notícia fala do incidente ocorrido com a expedição do padre Calleri, que foi massacrada pelos Waimiri Atroari.

A reportagem conta como o padre Calleri havia planejado a expedição e de como ele pensava que deveria ser feita a integração dos índios. Fala também da experiência do padre em contato com índios tidos como bravos (os Yanomami), que obteve bons resultados.

Força Aérea Brasileira tem mandado aviões para sobrevoarem a área onde a expedição estava. Tudo indica que os Waimiri tenham abandonado as "malocas" onde os brancos estiveram, coisa que costumam fazer quando matam pessoas.

Acredita-se que apenas um membro da expedição sobreviveu, pois separou-se do grupo antes que houvesse o massacre.

É o Departamento de Estradas e Rodagem que está fazendo a busca aos corpos dos expedicionários. Foi para continuar a construção da BR-174 que a expedição foi chamada para "pacificar" os índios.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.