De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Com time da COP30 escalado, é hora de negociar

25/04/2025

Autor: FILHO, Rubens

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Com time da COP30 escalado, é hora de negociar
Conferência oferece ao Brasil oportunidade de engajar setor empresarial na redução das emissões de gases do efeito estufa, a partir da perspectiva do Sul Global

25/04/2025

Rubens Filho
Gerente executivo de Meio Ambiente do Pacto Global Rede Brasil

Iniciamos o mês de abril com a escolha de Dan Ioschpe como o "high-level climate champion" (campeão climático, na tradução literal do inglês para português) para a COP30, que o Brasil sediará em novembro.

Esta função, instituída pelo Marrakech Partnership for Global Climate Action, tem como missão engajar governos subnacionais, empresas, organizações da sociedade civil e outros atores para acelerar a implementação das metas do Acordo de Paris.

Inspirado por legados de campeões climáticos anteriores, como Laurence Tubiana, que foi fundamental na construção do Acordo de Paris, e Nigel Topping e Gonzalo Muñoz, que lideraram iniciativas como a "Race to Zero", Dan Ioschpe pode trazer uma perspectiva do Sul Global para o papel.

Por exemplo, como construir mecanismos para acelerar a redução das grandes emissões em setores considerados "hard-to-abate" (difíceis de abater, em português) e buscar soluções de mecanismos financeiros que não sejam tão dependente do Norte Global, com foco em financiamentos também entre países do Sul Global, onde o Brasil se encaixa.

É importante destacar que o papel do campeão climático é distinto, mas complementar ao da presidência da COP30, liderada pelo embaixador André Corrêa do Lago, e até mesmo de Ana Toni como CEO.

Enquanto a presidência se concentra nas negociações formais entre países signatários (por exemplo, do Acordo de Paris), o campeão climático tem a responsabilidade de mobilizar atores externos ao processo oficial, promovendo colaboração multissetorial e iniciativas concretas no terreno.

Para o mundo empresarial, a COP30 representa oportunidade única de demonstrar liderança e resultados concretos com transformações sustentáveis. É a "COP da implementação", como repetidamente falado pelo próprio Corrêa do Lago.

Assim como seus predecessores, Dan Ioschpe tem a missão de catalisar esforços do setor privado e também da sociedade civil organizada, promovendo iniciativas que equilibrem crescimento econômico, redução de emissões e inclusão social.

Além de fazer boas articulações com os atores que lhe competem, é imprescindível que o campeão climático esteja sensível às demandas das populações mais afetadas pela mudança do clima, garantindo que suas vozes sejam incluídas nas discussões e decisões.

Inspirado por iniciativas anteriores que buscaram ampliar o financiamento climático e promover tecnologias limpas, Ioschpe ganha também a responsabilidade de encontrar mecanismos inovadores para atrair US$ 1,3 trilhão em financiamento climático, recurso esse tão debatido no âmbito da conferência.

O Pacto Global - Rede Brasil enxerga a COP30 como um jogo decisivo para o Brasil no combate à crise climática. Ao lado do campeão climático, da presidência da COP30 e da CEO da conferência, estamos comprometidos em engajar o setor empresarial para garantir que o país mostre resultados concretos na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Hoje, mais de 120 empresas já estão engajadas no Movimento Ambição Net Zero, iniciativa que busca transformar o setor empresarial por meio de compromissos reais e mensuráveis, com direcionamentos às empresas alinhados a Science Based Targets Iniciative e Race to Zero.

E, por meio do Pacto Rumo à COP30, com dezenas de iniciativas em curso, o Pacto Global se prepara para apresentar, durante a Conferência das Partes, resultados tangíveis nesta direção, tendo inclusive o Time do Campeão Climático como aliado estratégico e um dos primeiros a assinar a carta de parceria do programa.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/papo-de-responsa/2025/04/com-time-da-cop30-escalado-e-hora-de-negociar.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source