De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Antropólogo defende anexação
27/11/1998
Fonte: Agência de Notícias-Florianópolis-SC
A possibilidade de incluir a reserva biológica do Sassafrás na área da reserva indígena xoclengue de Duque de Caxias, em José Boiteux, provocou reações antagônicas entre estudiosos e autoridades envolvidas no assunto. O diretor-geral da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), Vladimir Ortiz, não quis se manifestar oficialmente sobre o assunto, mas pessoalmente acredita que o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deveria escolher outra área. A Fatma é responsável pela reserva biológica. O antropólogo Sílvio Coelho dos Santos discorda. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que estuda a situação dos xoclengue desde 1965, entende que os índios têm direito histórico à área que agora reivindicam. "O fato é que toda a área do Alto Vale do Itajaí é o último reduto dos xoclengue, que de nômades e caçadores foram empurrados para ali", diz o antropólogo. Conforme o professor, os problemas, que já eram grandes, foram acentuados com a construção da Barragem Norte. Coelho diz que a preservação da área depende de protocolo firmado com os índios, com o comprometimento de que haverá cuidado com a área, uma das últimas de preservação da espécie. Conforme o antropólogo, "todo mundo sabe que várias destilarias aproveitam o óleo de sassafrás". "A iniciativa de preservar não pode prejudicar os índios." A reserva do Sassafrás foi criada em fevereiro de 1977. É dividida em duas áreas, uma com 3,8 mil hectares, no município de Doutor Pedrinho, e outra com 1,3 mil hectares, em Benedito Novo. A reserva ganhou esse nome por ser o habitat da canela sassafrás (Ocotea pretiosa), uma espécie ameaçada de extinção. A área maior está mais preservada. Apenas pesquisadores têm acesso à reserva. Como a Fatma tomou conhecimento da proposta dos índios através da imprensa, o diretor-geral preferiu não se manifestar oficialmente. Mas a assessoria informou que há um mês já foi mandada para a Funai a documentação com os limites, localização e decretos de tombamento da reserva.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.