De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios celebram Kuarup

03/08/2010

Autor: Josana Salles

Fonte: Diário de Cuiabá (MT) - http://www.gazetadigital.com.br/



Neste mês de agosto, povos indígenas do Alto Xingu fazem sua festa ritualística

Em agosto, o maior território indígena do mundo, o Parque Nacional do Xingu está em festa. As nove etnias detentoras da mitologia do Kuarup e que vivem em mais de 30 aldeias localizadas no Alto Xingu (região de Canarana, Gaúcha do Norte e Paranatinga) preparam a festa indígena mais famosa da América do Sul. A cerimônia do Kuarup é uma festa ritualística que dura alguns dias. Os indígenas choram, cantam, rendem homenagem aos mortos, dançam, tocam seus instrumentos e lutam o huka-huka no encerramento. As palavras Kwarup, Quarup ou Kuarup são formas aportuguesadas para kamayurá kwaryp.

A cerimônia do Kwarup é particular aos povos alto-xinguanos e ocorre em uma aldeia onde tiver ocorrido a morte de um parente importante, cuja família promove a cerimônia tornando-se a "dona da festa". No caso de a festa ser promovida em mais de uma aldeia, é necessário que os "donos" entrem em acordo sobre qual será feita primeiro. O "dono da festa" tem que alimentar os seus convidados. Há uma farta distribuição de peixe moqueado e beiju, mingau e castanha de pequi. Não se concebe a festa sem fartura, sob pena de os convidados se sentirem ofendidos ou o "dono da festa" ser mal interpretado como pessoa mesquinha.

Pela atenção que o Kuarup desperta hoje em todo o mundo, é preciso fazer uma grande provisão de comida.

Participam centenas de convidados indígenas e também visitantes não-indígenas (autoridades políticas, personalidades públicas, estrangeiros, cinegrafistas, etc.).

http://www.gazetadigital.com.br/materias.php?codigo=266174&codcaderno=12&GED=6822&GEDDATA=2010-08-03&UGID=d4b65b552608e476b7d7f9372e183a70
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.