De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Polícia investiga invasores de terra indígena

18/06/2010

Fonte: O Liberal (PA) - http://www.orm.com.br/oliberal/



A Polícia Civil do Pará está à frente de uma rumorosa investigação sobre a exploração ilegal de madeira dentro da reserva dos índios Tembés, na zona rural do município de Paragominas. No ano passado, mais de 30 pessoas foram flagradas extraindo madeira ilegal dentro da mata de domínio indígena. O delegado Silvio Maués, à época superintendente da Zona Guajarina, foi quem deu início às investigações, após a prisão de vários grupos de madeireiros.

Depois de receber a denúncia de que madeireiros haviam invadido as terras, o delegado solicitou apoio do Batalhão da Polícia Militar e designou uma equipe de policiais civis para se dirigir ao local. Além das pessoas presas na ocasião, a polícia também apreendeu várias máquinas e equipamentos que estavam sendo usados no corte de madeira dentro da área dos Tembés.

De acordo com as investigações da polícia, os madeireiros que atuam próximo à área teriam aproveitado a ausência dos índios, que se deslocaram a Paragominas para participar dos Jogos indígenas, paraw invadir as terras dos Tembés e fazer a extração de madeira.

Atualmente, os trabalhos de rastreamento se concentram na região próxima ao município de Nova Esperança do Piriá, onde se verificam vários flagrantes de roubo de madeira dentro da reserva dos Tembés.

Segundo relato de madeireiros, que preferem não se identificar, dentro da região do Piriá , as negociações envolvendo toras de madeira acontecem diariamente, em plena luz do dia, sem qualquer fiscalização. A extração de ilegal de madeira na região já vem sendo alvo de investigação há mais de dois anos, sendo que vários madeireiros já foram multados e detidos dentro da área e autuados em flagrante pela prática de crime ambiental de natureza grave. (E. C.)

http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=251&codigo=476325
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source