De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Cidadania chega aos Warekena,

08/10/2002

Fonte: Foirn-São Gabriel da Cachoeira-AM



Após vários dias de viagem de barco no rio Negro e no rio Xié, a equipe da FOIRN do projeto Cidadania Indígena - convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça - retornou a São Gabriel da Cachoeira no dia 22/09, após sua primeira campanha de documentação básica no interior
Mais de 500 indígenas de etnia Werekena das aldeias de : Anamoim, Tukano, Tunú, Umarituba, Santa Rosa, Nazaré, Nova Esperança e Santa Cruz, estavam aguardando a equipe na aldeia de Cumati Cachoeira, rio Xié, Terra Indígena Alto Rio Negro onde se estabeleceu o primeiro pólo de atendimento. Foram cadastradas mais de 350 pessoas entre adultos e crianças, na sua maioria para Registro de Nascimento, uma vez que existiam famílias inteiras sem o referido documento. A aldeia de Vila Nova no mesmo rio foi outro pólo de atendimento onde houve concentração de outras aldeias indígenas e a quantidade de expedição de documentos ultrapassou de 400 unidades entre o registro civil de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e casamento civil. Já no rio Negro, a equipe atendeu a Associação das Comunidades Indígenas Putyra Kapuamo - ACIPK, na aldeia de Ilha das Flores,Terra Indígena Médio Rio Negro I, que integra 13 aldeias indígenas expedindo 300 documentos básicos aproximadamente. Além da expedição gratuita de documentos, a equipe, com o apoio do Ministério Público Estadual fizeram a conscientização das comunidades acerca das eleições de 2002, com a realização de palestras e distribuição de cartazes informativos sobre o assunto.
Uma das dificuldades encontrada pela equipe foi localização das comunidades muito dispersas e vários trechos do rio com cachoeiras que dificultam a chegada nas aldeias, daí a estratégia de estabelecer pólos de atendimentos, onde outras aldeias viajam dois dias aproximadamente para serem atendidos.
O Projeto Cidadania Indígena no Rio Negro, a nível local, conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Cartório, Delegacia de Polícia, FUNAI e Instituto Socioambiental.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.