De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios ocupam Funasa em Boca do Acre (AM)

11/07/2007

Autor: Altino Machado

Fonte: Amazonia.org.br



Lideranças indígenas das etnias apurinã e jamamadi ocuparam na manhã de hoje a sede do Pólo Base do Distrito Sanitário do Alto Purus, no município de Boca do Acre, no Sul do Amazonas, para reivindicar melhorias no atendimento à saúde. Os índios exigem mudança administrativa do Pólo Base, que atualmente é dirigido por Maria de Nazaré (Nazira), além de melhorias no atendimento em suas comunidades.

As lideranças exigem, ainda, a presença do coordenador regional da Funai, Antonio Ferreira da Silva, do coordenador regional da Funasa, José Carlos Pereira Lira, além do prefeito de Boca do Acre, Antonio Iran Lima.

A equipe do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em Boca do Acre informou que que a saúde indígena foi municipalizada em 2004, na contramão de um processo que se mostrou um fracasso em nível nacional. Segundo o Cimi, o resultado é o "estado caótico em que se encontra hoje o atendimento às populações indígenas" no país. "Embora tendo um resultado negativo, o erro da municipalização da saúde indígena foi repetido em 2005 e nos anos seguintes".

As lideranças indígenas apurinã e jamamadi exigem transparência nos repasses e gastos dos recursos do convênio da Funasa com a prefeitura de Boca do Acre. "Certamente essa transparência virá a se constituir enquanto um passo primordial para um atendimento digno a Saúde das populações indígenas do município de Boca do Acre", disse a equipe do Cimi em Boca do Acre.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.