De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Operação do Ibama desmantela serrarias clandestinas em Rondônia

28/07/2006

Autor: Rubens Amadori

Fonte: IBAMA



Com a Operação Rondônia Legal, iniciada no último dia 17 e encerrada hoje, a Superintendência do Ibama de Rondônia autuou seis donos de serrarias clandestinas que devastavam a floresta há mais de um ano, e autuará outros dois - não encontrados no momento da ação - nos próximos dias. A Operação ocorreu no Distrito de Jacinópolis, município de Nova Mamoré, no oeste do estado, onde o Ibama apreendeu 2.800 m3 de madeira em tora, capaz de encher 150 caminhões, além de geradores de luz, esteira para movimentar toras na serragem, serras elétricas e tratores.

O Ibama, que também multou os infratores em R$ 760 mil, teve a colaboração na ação das Polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária, além da Funai e da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Fúria - Não contentes em desmatar área pública sem autorização do Ibama, os infratores cortavam madeira de unidades de conservação, como a Reserva Extrativista de Uso Sustentável Jaci-Paraná, o Parque Estadual de Guajaramirim (onde uma estrada foi aberta ilegalmente para transporte de madeira e drogas) a Terra Indígena de Karipuna e a Floresta Nacional do Bom Futuro, a mais afetada.

A madeira apreendida, composta por espécies como Castanheira, Cerejeira, Caixeta, Angelim e Cedro-mara, encontra-se no pátio das serrarias, aguardando destinação. "Nosso objetivo é doá-la para construção de casas populares por prefeituras", diz o chefe de fiscalização do Ibama em Rondônia, George Porto Ferreira. "Uma coisa é certa: foi a maior operação que já realizamos no estado", afirmou ele.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.