De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Belém recebe exposição sobre história do guaraná durante a COP

11/11/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Belém recebe exposição sobre história do guaraná durante a COP
Espaço criado por Ambev e Guaraná Antarctica tem oficinas gratuitas e gastronomia amazônica
Iniciativa celebra Maués (AM), capital nacional do fruto, durante a conferência do clima no Pará

11/11/2025

Uma exposição em Belém (PA) vai contar a história do guaraná, fruto amazônico que há cem anos é matéria-prima da bebida comercializada pela Ambev. Aberto ao público durante o mês de novembro, o espaço contará com empreendedoras da gastronomia local, em uma curadoria da Feira Preta.

Batizado de Terra do Guaraná, o espaço é inspirado em Maués (AM), capital nacional do guaraná e lar da Fazenda Santa Helena, mantida por Ambev e Guaraná Antarctica há mais de 60 anos para produção do fruto. A exposição imersiva e gratuita convida o público a uma jornada sensorial pela cidade, em um convite a enxergar a amazônia sob uma nova perspectiva.

Durante o período, que coincide com a COP30, o espaço localizado na praça Kennedy, no bairro da Campina, receberá aulas e oficinas em temas como práticas sustentáveis e colaboração comunitária. A primeira delas foi conduzida por Trisha, artista local que cria peças inspiradas nas belezas da floresta.

Segundo a companhia, o projeto evidencia o potencial transformador da bioeconomia amazônica, conectando tradição, inovação e sustentabilidade e destacando o protagonismo dos empreendedores amazônicos.

"Maués faz parte da nossa história há mais de 60 anos e continua inspirando nosso futuro. É lá que o guaraná nasce, que as histórias se entrelaçam e que aprendemos, todos os dias", diz Thayná Nascimento, gerente de Sustentabilidade e Impacto Positivo da Ambev.

Para fortalecer a agricultura na região, a companhia ampliou recentemente o viveiro de mudas da Fazenda Santa Helena. A expectativa é que mais de 100 mil unidades sejam produzidas e doadas para a comunidade até 2026, gerando renda e novas oportunidades para mais de 1.500 famílias.

"Queremos mostrar que desenvolvimento e preservação podem caminhar juntos, e que cada passo dado com respeito ao meio ambiente é também um passo rumo a um legado mais sustentável para todos", diz Thayná.

https://www1.folha.uol.com.br/folha-social-mais/2025/11/belem-recebe-exposicao-sobre-historia-do-guarana-durante-a-cop.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.