De Pueblos Indígenas en Brasil
Noticias
Educação imoral e cínica
20/04/1980
Autor: Almeida, W.B Mauro
Fonte: Folhetim (São Paulo - SP)
Documentos anexos
A educação que recebem os "curumins brancos" a respeito da temática indígena é uma: imoral e cínica. A imagem do índio construída e repassada nas escola é a imagem do índio enquanto herança cultural. O "índio real", um entrave ao progresso. A história ensinada é a história do índio "descoberto" e posteriormente de uma colonização justificada pela expansão territorial e econômica, positiva para todos, mesmo que a custa da vida dos índios. Onde os indígenas se apresentam como inimigos diretos, surgindo então a imagem bandeirante e do missionário como herói nacional, responsáveis por expandir o território e civilizar esses "povos preguiçosos". Essa história no entanto, que tem início com o advento da descoberta, se finda no século XIX, posterior a isso, pouco se fala dos índios, são às vezes lembrados, mas apenas como população residual, já integrada dentro das reservas. É o mito fundador do Brasil, presente nas falas dos fazendeiros e autoridades e tendo como seu lugar de manutenção as próprias escolas, em lugar da possibilidade de se contar uma história de um Brasil que abrigasse múltiplas histórias.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.