De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Juiz do DF suspende decreto que extinguiu a Renca

31/08/2017

Fonte: Valor Econômico, Especial, p. A16



Juiz do DF suspende decreto que extinguiu a Renca

Luísa Martins e Fabio Murakawa

O juiz Rolando Spanholo, da 21ª Vara Federal de Brasília, concedeu liminar e suspendeu, em caráter imediato, todo e qualquer ato administrativo do governo federal que leve à extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), na floresta amazônica. A Advocacia-Geral da União (AGU) informou, em nota, que vai recorrer.
Spanholo afirmou, na decisão, que o presidente Michel Temer só poderia tomar a iniciativa de alterar a forma do uso dos recursos da área - criada em 1984, com mais de 4 milhões de hectares entre os Estados do Pará e do Amapá - enviando um projeto de lei ao Congresso, e não por decreto.
"A floresta amazônica brasileira é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á na forma da lei, dentro de condições que asseguram a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais", escreveu o magistrado.
O governo Temer anunciou, na última semana, a extinção da reserva, cujo tamanho é equivalente ao território da Dinamarca. Depois da repercussão negativa, o decreto passou por alterações, mas manteve liberada a exploração mineral na área.
Ontem, o Psol chegou a protocolar no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para tentar suspender a medida. No entanto, depois que o sistema eletrônico da corte sorteou Gilmar Mendes como relator, o partido desistiu. Pelo mesmo motivo, o Rede Sustentabilidade, que ajuizaria processo semelhante, optou por não fazê-lo.
O receio dos partidos é de que o ministro, cuja conduta é considerada por eles alinhada ao governo, rejeite o pedido de liminar e anule a validade de decisões de instâncias inferiores favoráveis à oposição, como a do juiz de Brasília. "Vamos retirar porque Gilmar é um cara do Temer. Não vamos arriscar", disse ao Valor o deputado Ivan Valente (Psol-SP).
Mesmo em viagem à Romênia, onde participa de evento em Bucareste, Gilmar assinou despacho determinando que o presidente Michel Temer se explique, no prazo de dez dias, sobre o decreto que extinguiu a Renca.


Valor Econômico, 31/08/2017, Especial, p. A16

http://www.valor.com.br/brasil/5101882/juiz-do-df-suspende-decreto-que-extinguiu-renca#
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.