De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Xixi no parlatório

23/11/2016

Fonte: O Globo, País, p. 6



Documentos anexos


Xixi no parlatório
Manifestantes, em ato contra teto de gastos, chegaram a urinar do lado de fora do Planalto

Em ato contra o teto para gastos, índios fazem fila para urinar em colunas do Palácio do Planalto. Símbolo da troca do poder na República, o parlatório do Palácio do Planalto acabou servindo de banheiro para integrantes de um grupo de manifestantes de etnias indígenas, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos. Cerca de 300 indígenas, segundo os organizadores, participaram do ato em Brasília.
O protesto acabou por volta de 14h e teve cerca de quatro horas de duração. O Planalto não estimou o número de manifestantes. As entradas do Planalto ficaram fechadas, e a segurança foi reforçada, inclusive na rampa do Palácio.
Em documento entregue pelo grupo, os índios afirmam que são contra o "programa neoliberal do governo" e "todo e qualquer retrocesso nos nossos direitos já conquistados, com muita luta e sangue derramado". Eles pedem mais verbas para órgãos de demarcação de terra e também criticam o Judiciário e o Legislativo, que dão o "aval" para o governo de Michel Temer.
Os indígenas identificam-se como sendo de tribos como pataxó, avá-canoeiro, kanfla, guarani, tumbalalá e krikatí. O público só pode entrar pelos fundos do Palácio do Planalto, por meio da garagem. Represente da Secretaria de Governo, Henrique Vila manteve contato com os manifestantes durante o protesto.
À tarde, representantes do grupo foram recebidos pelos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo).

O Globo, 23/11/2016, País, p. 6

http://oglobo.globo.com/brasil/indios-urinam-na-entrada-do-planalto-em-protesto-contra-pec-dos-gastos-20516981
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.