De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Comunidades indígenas de Humaitá discutem demandas durante visita do MPF/AM

04/05/2016

Fonte: MPF - http://www.mpf.mp.br



Comunidades indígenas do município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) receberam a visita de representantes do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) na última semana (de 25 a 27 de abril) e apresentaram uma série de demandas por melhorias na saúde e na educação indígena oferecidas às diversas etnias da região. Os relatos apontaram, entre outras situações, problemas no transporte escolar e inadequações das instalações às necessidades regionais. Foram visitadas aldeias dos povos Tenharin, Jiahui e Parintintin.

O ordenamento do turismo em terras indígenas como fonte de renda para as comunidades também entrou na pauta de discussões. Outras questões ligadas à segurança da população que vive nas aldeias à margem da BR-230 (rodovia Transamazônica), como instalação de lombadas em áreas próximas às escolas e recuperação de ramais que dão acesso às sedes de comunidades foram tratadas como encaminhamentos do encontro, diante da presença de representantes da Prefeitura de Humaitá e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A equipe do MPF/AM seguirá viagem, nesta quarta-feira (4) para novas reuniões com indígenas e ribeirinhos que vivem na região do distrito de Auxiliadora, nos dias 5 e 6 de maio, na confluência entre o rio Marmelos e rio Madeira, divisa dos municípios de Humaitá e Manicoré, sul do Amazonas.



http://www.mpf.mp.br/am/sala-de-imprensa/noticias-am/comunidades-indigenas-de-humaita-discutem-demandas-durante-visita-do-mpf-am
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.