De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Demora da Funai angustia comunidade de Ibirama

19/04/1983

Fonte: O Estado (Florianópolis - SC)



Documentos anexos


O professor Silvio Coelho dos Santos afirma que o caso da barragem de Ibirama é o mais grave do planeta. A comunidade indígena do local, sem indenização e terra, vive clima de tensão. Segundo o professor, o DNOS e a Funai assumiram que a área da reserva indígena era patrimônio da União e que, portanto, não necessitaria de indenização para os habitantes do local. Torna-se urgente, para o professor, que tanto o órgão de apoio ao índio como o DNOS articulem uma indenização justa para os índios pela perda de suas terras. A reivindicação indígena é pelo pagamento das terras. O grupo se mantém contrário à proposta de receber outras terras no lugar das que serão alagadas.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.