De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Unesco adiciona ritual brasileiro em lista de patrimônio em perigo

30/11/2011

Fonte: FSP, Cotidiano, p. C9



Unesco adiciona ritual brasileiro em lista de patrimônio em perigo

Verena Fornetti
De Nova York

A Unesco classificou o ritual "Yaokwa", dos índios enauenês-nauês, de Mato Grosso, como patrimônio imaterial que precisa de ações urgentes para a proteção.
Segundo órgão da ONU, os elementos que compõem o ritual amazônico estão inseridos em um ecossistema frágil, cuja continuidade depende da preservação do ambiente.
A cerimônia se repete anualmente de dezembro a junho e envolve expedições para pesca, danças, ofertas de alimentos e músicas, como forma de apaziguar a ira dos espíritos.
Segundo o Instituto Socioambiental, desde 2000 a organização social dos enauenês-nauês, que vivem no vale do rio Juruena, noroeste do Estado, está ameaçada pelo projeto de construção de 11 pequenas centrais hidrelétricas.
"Todo o ritual se desenvolve em torno da pesca. Esperamos que com o reconhecimento internacional o problema tenha mais visibilidade e que a busca de uma solução ganhe força", diz a antropóloga Juliana Almeida, da ONG Opan (Operação Amazônia Nativa).
A decisão da Unesco ocorreu em Bali, Indonésia. Duas iniciativas brasileiras foram selecionadas entre as melhores práticas de proteção: o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, do Iphan, e o Museu Vivo do Fandango.
O museu dedicado à música e à dança de comunidades costeiras do Sul e Sudeste não tem sede fixa. Funciona em casas de fandangueiros e artesãos no litoral sul de São Paulo e no litoral norte do Paraná.
Outras dez manifestações foram incluídas na lista de patrimônio imaterial com necessidade urgente de proteção, entre elas orações peruanas.
Já em outra lista, a que elenca os patrimônios imateriais da humanidade, foram incluídos 19 elementos, como fado português e mariachi. Duas manifestações brasileiras já integram a lista: o samba de roda do Recôncavo Baiano e tradições dos wajapi, do Amapá.

Colaborou Kátia Brasil, de Manaus

FSP, 30/11/2011, Cotidiano, p. C9

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/12119-unesco-adiciona-ritual-brasileiro-em-lista-de-patrimonio-em-perigo.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.