De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Dilma homologa demarcação de terra indígena em Mato Grosso

25/04/2013

Fonte: Agência da Notícia - http://www.agenciadanoticia.com.br/



A presidente da República Dilma Rousseff homologou a demarcação administrativa da terra indígena Kayabi, localizada em Apiacás (Mato Grosso) e em Jacareacanga (Pará), conforme decreto publicado no "Diário Oficial da União" nesta quinta-feira (25).

A demarcação foi realizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Conforme o decreto, "a terra, denominada 'Kayabi', está destinada à posse permanente dos grupos indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká".

Trata-se de "superfície de 1.053.257 hectares, 68 ares e 11 centiares e perímetro de 733.663 metros e 63 três centímetros" nos dois municípios. Os limites estão descritos no decreto, em vigor a partir de hoje.

Em geral, a demarcação estabelece a extensão da área de usufruto dos índios e deve assegurar a proteção dos limites, impedindo a ocupação por não índios. O processo segue uma série de etapas e é alvo de questionamentos de representantes do agronegócio e políticos mato-grossenses.


*Agência da Notícia com Olhar Direto



http://www.agenciadanoticia.com.br/noticias/geral/2236091/dilma-homologa-
demarcacao-de-terra-indigena-em-mato-grosso
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.