From Indigenous Peoples in Brazil

News

Junto a representações internacionais, ICMBio promove painel sobre áreas protegidas na COP30

17/11/2025

Fonte: ICMBio - https://www.gov.br



Evento realizado no Pavilhão Brasil compõe a programação oficial do Instituto, que compreende a integração entre biodiversidade e pessoas como fundamental para o enfrentamento à crise climática

Ao fim da primeira semana da COP30 (14), o Instituto Chico Mendes (ICMBio) promoveu, no Pavilhão Brasil, o painel "Áreas Protegidas: integrando biodiversidade, clima e pessoas no enfrentamento à crise climática", com o presidente da autarquia, Mauro Pires, compondo a mesa junto a representações internacionais.

O evento teve por objetivo compartilhar experiências e reflexões sobre o papel das áreas protegidas e das comunidades locais na mitigação da crise climática, do ponto de vista de diferentes saberes e contextos globais. Junto ao presidente do ICMBio, participaram a diretora de Assuntos Internacionais de Conservação, Autoridade de Gestão de Parques e Vida Selvagem do Zimbábue, Patience Gandiwa; o diretor de Gestão Territorial do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Peru, Devvis Christian Huamán Mendoza; e o diretor executivo da ONG ambientalista Guineense Tiniguena da Guiné-Bissau, Miguel de Barros.

"O ICMBio, enquanto gestor de unidades de conservação (UC), muitas delas com comunidades residentes, tem muito a contribuir com os seus processos na questão de propor soluções de enfrentamento à mudança climática. Estocagem de carbono, atividades econômicas realizadas de forma sustentável e proteção da biodiversidade são práticas consolidadas em nossa atuação com o meio ambiente e que valem ser intercambiadas", observa Mauro.

"O nosso propósito com a participação neste intercâmbio, sobretudo através da articulação com o ICMBio, é favorecer uma maior sinergia entre os países do Atlântico e criar condições para trocas de tecnologias e soluções de engenharia social já existentes. Isso pode permitir, por um lado, a mobilidade de espécies, experiências e produtos e, por outro, fortalecer a produção de conhecimento, elemento fundamental para apoiar decisões e orientar políticas públicas mais consistentes para a conservação do meio ambiente", colocou Miguel de Barros, da Guiné-Bissau. O país é campeão, na África Ocidental, em conservação da biodiversidade, tendo a segunda maior concentração de biodiversidade da região.

Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o ICMBio apresenta uma programação robusta, dentre eventos de promoção do próprio Instituto e participações como convidado. Com agendas na Zona Azul, Zona Verde e espaços descentralizados dos pavilhões centrais, o ICMBio tem por foco a abordagem da efetividade das unidades de conservação como territórios que corroboram no enfrentamento à mudança do clima.

Sobre o Pavilhão Brasil

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), este pavilhão é o espaço do governo federal na Zona Verde da COP30. Até o fim da Conferência, serão 142 painéis sediados no espaço, que serve como ponto de convergência para a comunidade brasileira e internacional, onde governos, setor privado, academia, sociedade civil e movimentos sociais apresentam e debatem as ações do Brasil no escopo climático.

https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/junto-a-representacoes-internacionais-icmbio-promove-painel-sobre-areas-protegidas-na-cop30
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source