From Indigenous Peoples in Brazil

News

Evento debate financiamento climático para países em desenvolvimento, em preparação para a COP30

05/05/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Evento debate financiamento climático para países em desenvolvimento, em preparação para a COP30
Fórum, que acontecerá dias 26 e 27 de maio, reúne autoridades nacionais e internacionais para debater a transição para uma economia de baixo carbono

05/05/2025

Mayra Castro

No final de maio, o Rio de Janeiro vai sediar um evento para debater investimentos para a transição climática e a valorização da natureza. A ideia é apresentar propostas para o "Roteiro de Baku para Belém para 1,3T", que busca promover financiamento para países em desenvolvimento, além de consolidar o protagonismo do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono.

O II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza (FFCN) está marcado para os dias 26 e 27 de maio, no Rio. Ele pretende ser uma espécie de preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

Além do financiamento de projetos sustentáveis, os debates vão incluir formas de criar ambientes institucionais e regulatórios que estimulem a adoção de tecnologias e práticas sustentáveis nos países em desenvolvimento.

Entre os participantes convidados estão o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Fernando Haddad (Fazenda), além de representantes de instituições como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Europeu de Investimento, OMC e Club de Madrid.

Com base em dados da Comissão Global sobre Economia e Clima, que estima a necessidade de US$ 6 trilhões anuais em investimentos até 2030, o Fórum propõe que governos, setor privado e sociedade civil estejam alinhados para viabilizar modelos financeiros e políticas públicas que conciliem desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade.

As discussões devem abordar também o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal e as transformações em curso na economia mundial - como a industrialização verde e a reforma da arquitetura financeira.

Organizado por sete instituições da sociedade civil - sendo elas: Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia -, o fórum busca ser um espaço estratégico para o diálogo entre finanças, clima e natureza, com o objetivo de contribuir para a implementação efetiva do Acordo de Paris e o fortalecimento de políticas sustentáveis globais.

https://oglobo.globo.com/brasil/cop-30-amazonia/noticia/2025/05/05/evento-debate-financiamento-climatico-para-paises-em-desenvolvimento-em-preparacao-para-a-cop30.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source