From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

OPAN PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE "INTERFACE ENTRE TERRAS INDÍGENAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO" EM LÁBREA, AM

21/10/2009

Fonte: OPAN - www.amazonianativa.org.br



A Operação Amazônia Nativa (OPAN) realiza seu II Seminário Regional em Lábrea-AM, nos dias 21, 22 e 23 de outubro. O tema do seminário é: "Interface entre as Terras Indígenas e Unidades de Conservação". A proposta do evento é propiciar o acesso dos povos da floresta às informações, programas e instâncias governamentais ligadas aos temas de conservação e desenvolvimento sustentável, bem como fomentar a criação de redes e parcerias entre as ações desenvolvidas no interior das Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

O conceito de desenvolvimento para a região amazônica não pode excluir a maior parcela da população, que é composta por homens e mulheres que tiram a sua subsistência da floresta. Historicamente isso tem se repetido. Foi assim nos ciclos da borracha e está sendo novamente onde a frente de expansão agropecuária já se instalou. Indígenas e ribeirinhos sofrem com a falta de apoio e perspectivas para a criação de modelos que permitam a manutenção das suas práticas tradicionais e agreguem melhorias em sua qualidade de vida.

Recentemente, Lábrea ganhou destaque negativamente por estar na lista dos municípios com os maiores índices de desmatamento no Amazonas. Ao mesmo tempo, o conjunto de terras protegidas que era formado por Terras Indígenas foi ampliado com a criação de Reservas Extrativistas e Florestas Nacionais. No entanto, ainda é preciso avançar na construção de um modelo adequado às potencialidades regionais.

Apesar do panorama desafiador as possibilidades para a criação de um modelo que permita aos povos da floresta estarem inseridos no processo de desenvolvimento como protagonistas e não mais como mão de obra barata. Os olhos do mundo estão voltados para a necessidade de preservação da Floresta Amazônica e com isso, o trabalho e os produtos antes pouco valorizados ganham importância no cenário mundial, por seu apelo ecológico e social.

Ao mesmo tempo ainda há muito que se avançar para que isso se torne uma realidade. Diante desses temas, a OPAN espera ao longo do seminário propiciar a partilha de informações, o acesso às instâncias governamentais e a formação de redes e parcerias entre indígenas e ribeirinhos da região do município de Lábrea.

Para tal estarão presentes representantes do movimento indígena local; Associação das Mulheres Indígenas do Médio Purus (AMIMP), lideranças das etnias Jarawara, Jamamadi, Apurinã , Paumari e das RESEX: Ituxi e Médio Purus. Entre os componentes das mesas de discussão estarão: Jecinaldo Barbosa Cabral - Secretário de Estado para os Povos Indígenas; Cleyton de Oliveira Martins Javaé - Coordenador Secretário da Coiab; Jorge Nascimento - Secretaria Nacional de Economia Solidária - MTE; Conselho Nacional dos Seringueiros-Lábrea; FUNAI NAL-Lábrea e ICMBio-Lábrea.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source