From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas reclamam da Funai e Funasa

27/04/2008

Fonte: A Tarde Online



A política indigenista brasileira passou a ser alvo de discussões ferrenhas desde que o general do Exército Augusto Heleno a classificou como lamentável. O que se vê na Bahia não se afasta muito dessa definição. Muitas das 11 tribos existentes no Estado ainda enfrentam conflitos para permanecer nas terras onde vivem e tantas outras não recebem auxílio adequado para suprir necessidades básicas, como alimentação, educação e saúde.

A demarcação dos territórios é a principal reivindicação feita por tribos indígenas na Bahia ao governo federal. A inexistência dos limites provoca constantes conflitos, especialmente nas áreas onde vivem as tribos Tupinambá - municípios de Ilhéus, Una e Buerarema -, e Pataxó, situada na região do Monte Pascoal. Na Bahia, existem outras nove etnias reconhecidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai): Kaimbé, Kantaruré, Pankaru, Kiriri, Tuxá, Truká, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Pankaruré, XucuruCariri e Tumbalalá, numa população de aproximadamente 15 mil pessoas.

Na opinião da coordenadora da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anai), Jurema Machado, a Fundação Nacional do Índio (Funai) não cumpre seu papel político de garantir o cumprimento da lei que assegura aos índios o direito ao território. "Ela não está exigindo o cumprimento dessas leis como deveria. A prova é que a falta de demarcação e invasão de territórios indígenas são os principais problemas enfrentados pelos índios atualmente", declara.

Jurema afirma ainda que, nas tribos Tupinambá e Pataxó os indígenas também sofrem como a criminalização de suas principais lideranças. Os líderes Babau (tupinambá) e Joel Brás (pataxó) respondem a processos como criminosos por defenderem o direito ao território. Ela ainda faz uma acusação grave ao informar que, em alguns municípios, as verbas destinadas às comunidades indígenas - repassadas do governo federal para os gestores municipais - muitas vezes não são aplicadas nas tribos.

Essa é uma das principais reclamações dos índios da Tribo Tupinambá, que afirmam não ter sido beneficiados com o repasse de verba da Prefeitura de Buerarema, destinada para a saúde. O que resultaria na ineficiência dos serviços sob responsabilidade da Funasa.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.