From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Indígenas viajam 3.000 km pelo rio Amazonas e chegam em Belém para a COP30

10/11/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Indígenas viajam 3.000 km pelo rio Amazonas e chegam em Belém para a COP30
Flotilha Yaku Mama partiu da Cordilheira dos Andes, no Equador, em outubro
Grupo leva demanda da Amazônia para conferência, que começa nesta segunda (10)

10/11/2025

Jorge Abreu

A luta pela Amazônia livre do petróleo, do garimpo e da mineração levou indígenas a percorrem mais de 3.000 km pelo rio Amazonas para participar da COP30, a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas), que inicia nesta segunda (10) em Belém.

A flotilha Yaku Mama (mãe água), com 62 indígenas a bordo, atracou neste domingo (9) no porto de Jurunas, após 29 dias de trajeto. O grupo iniciou sua jornada na Cordilheira dos Andes, no Equador, e percorreu o Peru e a Colômbia até chegar ao Brasil.

"Chegamos em Belém para a COP30, onde os povos indígenas têm a oportunidade histórica de participar. Já que fomos excluídos de muitos espaços de debate", diz Alexis Grefa, indígena da etnia quíchua (kichwa) e um dos organizadores da flotilha.

Grefa destaca que a flotilha reuniu indígenas do Equador, Guatemala, Peru, Colômbia e Brasil. Segundo ele, o intercâmbio entre as diferentes culturas e povos tem o objetivo de reunir os principais desafios de cada localidade.

"Estamos muito felizes de chegar aqui, na conferência, com uma mensagem clara e forte: não queremos que falem em conservar a Amazônia sem nossa participação, sem que nós sejamos parte disso", acrescenta.

Levi Tapuia, representante do Brasil na flotilha, viajou até o Equador para acompanhar as atividades desde o início. Ele destaca que as paradas nos territórios indígenas ao longo do trajeto também tiveram a intenção de levantar as pautas a serem levadas para a COP30.

"Vimos as problemáticas dos territórios e, ao mesmo tempo, vimos as belezas. Como cada povo defende a Amazônia é diferente em cada local. É muito grandioso chegarmos à COP30 com demandas de vários povos, de diferentes países, em defesa do planeta", finalizou.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/11/indigenas-viajam-3000-km-pelo-rio-amazonas-e-chegam-em-belem-para-a-cop30.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source