From Indigenous Peoples in Brazil

News

Expedição Araguaia-Xingu (MT) garante cidadania e direito ao voto a indígenas Xavantes

17/10/2025

Fonte: CNJ - https://www.cnj.jus.br/



Expedição Araguaia-Xingu (MT) garante cidadania e direito ao voto a indígenas Xavantes

A caminhada da adolescente Ana Lucia Wa'utomotewe, de 16 anos, entre a Terra Indígena Marãiwatsédé e o município de Bom Jesus do Araguaia, foi guiada por passos firmes e o propósito de garantir o direito de existir com cidadania.

Ao lado da cacica e professora Carolina Re'waptu Xavante, de 62 anos, ela integrou o grupo de mais de 50 indígenas do povo Xavante que seguiu até a Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva, onde foram realizados os atendimentos da primeira fase da 7ª Expedição Araguaia-Xingu, iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), coordenada pela Justiça Comunitária.

Assim que chegou ao local, Ana Lucia dirigiu-se à sala de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), um dos parceiros da expedição. Mesmo sem dominar a língua portuguesa, ela deixou claro o que buscava: o título de eleitor.

"A gente veio para o mutirão para tirar RG, título e atualizar dados pessoais, porque é importante para a gente", explicou a cacica Carolina, que atuou como intérprete dos indígenas com maior dificuldade na comunicação em português.

A professora Xavante reforçou o quanto essas ações significam para o povo. "A primeira língua é a nossa língua do povo Xavante, que é a língua materna. É uma dificuldade para fazer um registro, ter escolaridade, principalmente da vacina, e isso é prioritário. É importante essa ação que a gente tá vendo, esse atendimento para povo da cidade e povo indígena. Facilita muito", destacou a cacica.

Direito cidadão
Os serviços oferecidos durante a expedição incluíram atendimentos jurídicos, orientações sociais, emissão de documentos e ações educativas. Entre os parceiros, o TRE-MT esteve presente com a equipe de atendimento eleitoral.

"A gente trouxe os serviços de alistamento, transferência e revisão de título eleitoral, além da coleta de biometria", explicou Vitor Manuel Chaves Sampaio, técnico judiciário do TRE-MT, que destacou também o percentual de eleitores com biometria em Bom Jesus do Araguaia, que está em 72%.

A presença da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reforçou o trabalho de integração e documentação da população indígena.

"A gente agradece muito por ter sido convidada. É de suma importância a questão da documentação dos indígenas. Às vezes, somem documentos, queimam, acontece alguma coisa... e hoje a gente está podendo, juntamente com essa equipe, regularizar tudo", destacou Munique Mendes de Lima, coordenadora regional substituta da Funai em Ribeirão Cascalheira.

No encerramento da etapa, o juiz José Antonio Bezerra Filho, coordenador da Justiça Comunitária do TJMT e da Expedição, ressaltou a essência da iniciativa, marcada pela escuta e pelo respeito.

"Aqui fica uma semente plantada do espírito da Expedição Araguaia-Xingu, que é servir as pessoas com humanidade, com respeito e simplicidade", celebrou o magistrado.

Parceiros da 7ª Expedição Araguaia-Xingu
Compõem a lista de parceiros e instituições participantes: a Casa Civil; a Proteção e Defesa Civil; a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) - nas áreas de Cultura e Esporte -; a Secretaria de Estado de Educação (Seduc); a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do programa Imuniza Mais; e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Integram ainda o grupo: a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), o Programa Verde Novo, a Companhia de Polícia Ambiental de Tangará da Serra, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, o Detran-MT, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Exército Brasileiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Somam-se aos parceiros: a Defensoria Pública de Mato Grosso, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) do TJMT, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), a Caixa Econômica Federal, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Receita Federal, a Aprosoja e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A relação de colaboradores contempla também a Energisa, as prefeituras de Campinápolis e de Bom Jesus do Araguaia, além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

https://www.cnj.jus.br/expedicao-araguaia-xingu-mt-garante-cidadania-e-direito-ao-voto-a-indigenas-xavantes/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source