From Indigenous Peoples in Brazil

News

Prefeitura abre Jogos Escolares Indígenas celebrando o esporte e a cultura nas aldeias

06/10/2025

Fonte: Agora MS - https://www.agorams.com.br/



Prefeitura abre Jogos Escolares Indígenas celebrando o esporte e a cultura nas aldeias

Evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação reúne estudantes de diferentes etnias com competições e apresentações culturais que valorizam as tradições indígenas nas aldeias Jaguapiru e Bororó

A Prefeitura de Dourados abriu nesta segunda-feira (6) os 7o Jogos Escolares Indígenas, em solenidade realizada pela Secretaria Municipal de Educação na Escola Municipal Tengatui Marangatu, localizada na Aldeia Jaguapiru. O evento, que segue até sexta-feira, dia 10, reúne atletas indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, promovendo integração entre as escolas, incentivo ao esporte e valorização cultural.

A abertura oficial contou com a presença de professores, estudantes, diretores e do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, além de desfile das delegações, o acendimento da pira olímpica e o tradicional juramento dos atletas. Os jogos atendem determinação do prefeito Marçal Filho de fomentar a prática esportiva e incentivar a convivência tanto nas escolas urbanas, quando nas localizadas na zona rural e nas aldeias de Dourados.

O destaque da cerimônia foi a apresentação de dança tradicional indígena, protagonizada por alunos da escola anfitriã, participantes do projeto Educart, programa da Prefeitura de Dourados que oferece oficinas de arte e cultura no contraturno escolar. Com trajes típicos, os estudantes encantaram o público ao celebrar a força das tradições de seus povos.

A atleta Lidiane Freitas, de 13 anos, da etnia Kaiowá e aluna da Escola Indígena Araporã, conduziu a chama dos jogos. Ela é campeã do Reme Fest 2023, bicampeã dos Jogos da Juventude de Dourados (Jojud) e atual campeã geral dos Jogos Escolares Indígenas, além de capitã do time feminino de futsal. Sua trajetória inspira os colegas como exemplo de disciplina, coragem e superação.

Durante a abertura, o secretário Nilson Francisco da Silva destacou a importância do evento como instrumento de educação e inclusão. "Quero agradecer ao prefeito Marçal Filho, que enviou uma mensagem de apoio, e parabenizar todos os diretores e equipes das escolas", enfatizou. "É através dos jogos que aprendemos sobre respeito, união e superação", prosseguiu. "Que esta semana seja de alegria, esporte e cultura. Viva a cultura indígena de Dourados e do Brasil!", afirmou.

Representando o Núcleo Indígena da Secretaria Municipal de Educação, Jerry de Souza reforçou o caráter educativo e cultural do evento. "Mais do que uma competição, os Jogos representam um espaço de integração, lazer e troca de experiências. Reafirmam a importância do respeito às tradições e à diversidade cultural, contribuindo para a formação cidadã dos nossos alunos indígenas", destacou.

Participam desta edição de jogos os estudantes das escolas indígenas Araporã, Agostinho, Lacui Roque Isnard, Tengatui Marangatu e Ramão Martins, além das escolas Francisco Meireles e Guateka Marçal de Souza. As competições acontecem nas escolas Tengatui Marangatu, Guateka Marçal de Souza e Francisco Meireles, e envolvem as seguintes modalidades esportivas: Futsal masculino e feminino, Futebol suíço masculino e feminino, Corrida de 80 metros, Salto em distância, Cabo da paz, Arremesso de lança e Arco e flecha

Na manhã desta segunda-feira, as disputas de futsal masculino das categorias sub-13 e sub-16 deram início à programação esportiva. Os Jogos Escolares Indígenas têm como propósito promover a valorização e o fortalecimento das culturas indígenas por meio do esporte e da convivência entre diferentes etnias. A iniciativa também estimula hábitos de vida saudáveis, respeito à diversidade e formação integral dos estudantes.

https://www.agorams.com.br/prefeitura-abre-jogos-escolares-indigenas-celebrando-o-esporte-e-a-cultura-nas-aldeias/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source