From Indigenous Peoples in Brazil

News

Governo aponta queda de 98% no garimpo ilegal em terras Yanomami

23/09/2025

Fonte: Agência Câmara - https://www.camara.leg.br/



Governo aponta queda de 98% no garimpo ilegal em terras Yanomami; assista
O assunto foi discutido na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados

A atuação do governo federal em Roraima já reduziu em 98% o garimpo ilegal nas terras Yanomami, segundo Newton Tubino, representante da Casa de Governo em Boa Vista. Ele destacou que a presença das forças de segurança também diminuiu a criminalidade no entorno do território indígena.

De acordo com Tubino, o objetivo principal é impedir o retorno da mineração irregular, combatendo a logística do garimpo, que envolve transporte de combustível, alimentos e uso de pistas clandestinas.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem atuado na fiscalização e apreensão de combustíveis, o que é essencial para enfraquecer as atividades ilegais.

Por sua vez, o delegado João Paulo Correia explicou que há autorização judicial para destruir equipamentos usados na extração irregular, desde que seja comprovado o uso no garimpo.

Já o deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), que pediu o debate, defendeu a continuidade do combate, mas disse que muitos agricultores e moradores da região estão sendo confundidos com garimpeiros. "A população tem que se sentir protegida, não ameaçada pelo poder de polícia do estado."

Fonte: Agência Câmara de Notícias

https://www.camara.leg.br/noticias/1203179-governo-aponta-queda-de-98-no-garimpo-ilegal-em-terras-yanomami-assista/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source