From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
News
Um disfarce chamado caboclo
20/04/1980
Fonte: Folhetim (São Paulo - SP)
Documentos anexos
O antropólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas afirma que a noção de que os indígenas estão desaparecendo é errada e serve a interesses antindigenistas. Para ele, mesmo através da imagem do caboclo, isto é, do indígenas que teria se transformado em camponês, existe uma série de dispositivos mantidos de conservação da identidade do índio. Aponta que atualmente existem mais de 150 povos espalhados pelo Brasil, estando a maioria na região da Amazônia Legal. Faz uma comparação entre os filmes "Raoni" e "Terra dos índios", dizendo que tanto a figura do índio Raonim, "pintado, nu, etc.", quanto as dos índios Guarani e Kaingang, assemelhados as populações rurais, são índios, tendo cada um passado por suas especificidades históricas. Finaliza dizendo que existem pesquisas que apontam a tendência a que grupos indígenas reapareçam, através de um processo de reassumir a própria identidade.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source